Empreendedorismo – O Guia Completo! (Para Iniciantes)
Saber o conceito de empreendedorismo é muito importante para quem deseja ter um negócio próprio e precisa de um norte para se direcionar.
Atualmente, muito ouvimos falar sobre mente empreendedora, sobre pensar fora da caixa e se destacar no mercado de atuação.
Muitos profissionais possuem essa visão de “diferente” e “inovador”, mas ainda não sabem como direcionar esse diferencial para um negócio lucrativo.
É muito importante saber que empreendedorismo não se refere apenas a negócios, mas é um conceito amplo que envolve o bem estar da sociedade como um todo.
Assim, não é só porque o seu vizinho abriu uma padaria que ele é empreendedor, pode ser apenas alguém investindo dinheiro em um comércio necessário na região.
É comum vermos os conceitos de empreendedor e empresário andando juntos, mas as características de cada um são diferentes.
Basicamente, o empreendedor visa a solução de um problema, mesmo que essa solução não seja lucrativa.
Já o empresário só aposta em uma solução se ela trouxer lucros para seu negócio.
É por isso que muitas vezes, empresários de sucesso não são bons empreendedores, e nem todo empreendedor consegue ter sucesso como empresário.
A linha que separa os dois conceitos é bem tênue, mas conforme vamos vendo as coisas funcionando fica mais fácil entender quem é quem.
O que é Empreendedorismo?
Sempre precisamos partir de um conceito amplo para entender o conceito inteiro de uma determinada coisa.
Por isso, é seguro afirmar que empreendedorismo é a arte de enxergar oportunidades onde muitas pessoas vêm apenas problemas.
Um caso muito popular que pode ilustrar isso bem é o famoso ditado: “Enquanto alguns choram, alguém vende lenços”.
Ou seja, o fato de algumas pessoas estarem tristes, ou consternadas com alguma coisa, a ponto de chorarem, fez alguém ver a necessidade de vender lenços para elas enxugarem as lágrimas.
Mesmo dentro de um conceito fictício, essa é uma ideia tipicamente empreendedora, encontrar uma oportunidade no meio de um problema social.
Assim, também dá para falar que o empreendedorismo precisa da habilidade de observação para achar saídas práticas na solução de problemas.
Uma coisa muito interessante é que ninguém nasce empreendedor, esse tipo de mentalidade se molda conforme a pessoa estuda e vivencia ambientes que levam ao desenvolvimento de uma mentalidade diferenciada.
Às vezes, um empreendedor precisa de ideias de outros empreendedores, para entender que o seu modo de pensar se encaixa no conceito.
Sabe, quando lemos um livro, ou assistimos um vídeo de alguém inspirador e pensamos: “Puxa, penso exatamente dessa maneira!”?
É isso!
Atualmente, com o avanço da internet, e a facilidade em obter conhecimento, muitos empreendedores estão surgindo e abrindo caminho para que outros corajosos também apareçam.
Outro conceito que explica ainda melhor o empreendedorismo é a promoção da inovação através do uso da criatividade, com o objetivo de resolver problemas sociais.
O exemplo da padaria que eu dei acima é de um negócio que não é inovador, já que existem milhares de padarias por aí.
Mas, se o seu negócio consegue resolver algum problema social de maneira criativa, então você está dentro do conceito de empreendedorismo.
Principais Tipos de Empreendedorismo
O empreendedorismo pode ocorrer dentro de vários meios diferentes, e com isso temos os tipos principais:
Empreendedorismo Empresarial
É o tipo mais comum e está ligado à criação de negócios novos apenas para fornecer produtos e serviços que tenham muita procura dentro do mercado.
Nesse conceito estão a maioria das empresas que atuam no mercado, e podem ser de pequeno, médio, ou grande porte.
São negócios comuns que não têm uma singularidade que devemos encontrar em outros tipos de empreendedorismo.
Dentro desse tipo temos os seguintes tipos de empresas: supermercados, cafés, padarias, lojas de roupas, lojas de utensílios, etc.
Empreendedorismo Corporativo
Esse tipo acontece apenas dentro da atuação das empresas de grande porte.
Assim, quem trabalha nesse ramo de empreendedorismo não investe dinheiro em um negócio próprio.
Ele atuará dentro do ambiente da corporação desenvolvendo e implantando práticas inovadoras que melhorarão a performance da empresa.
Pessoas que trabalham dessa forma precisam ter uma noção global do negócio, para poder enxergar as dificuldades e criar soluções que sejam viáveis tanto do ponto de vista econômico, como do operacional.
Empreendedorismo Social
Aparentemente pode parecer que esse tipo de empreendedorismo não é voltado para a lucratividade, mas é exatamente o contrário.
Como aas questões sociais impactam diretamente as pessoas, os empreendedores que criam soluções para problemas sociais importantes, se destacam no mercado.
É o tipo de empreendimento que está mais em alta na atualidade, onde existe uma preocupação maior em dissolver as diferenças sociais e ajudar o cidadão de qualquer nível ou classe social.
A educação, o meio ambiente e a saúde são as áreas que mais recebem atenção devido sua importância para a sociedade.
Algumas empresas que atuam no empreendedorismo social são a Geekie (educação), GRAAC (saúde), Instituto Chapada (Meio ambiente) e várias outras.
Empreendedorismo Digital
É o mais novo modelo de empreendedorismo e está sempre expandindo e mudando devido ao seu caráter não físico.
É dentro desse modelo que estão concentrados os microempreendedores e os de pequeno porte.
A base principal desse modelo de empreendimento está em conseguir resolver problemas de públicos diferenciados oferecendo soluções mais acessíveis.
Um exemplo forte disso é o crescente aumento dos cursos online, que permitem que milhares de pessoas se profissionalizem, pagando pouco e estudando na hora que podem.
A popularidade e crescimento desse tipo de empreendedorismo se deve ao fato de ser infinitamente mais barato abrir um negócio digital, do que um físico.
Além disso, os custos de manutenção também são baixos, permitindo que até mesmo quem está desempregado, com pouquíssima renda possa se manter até o negócio começar dar lucros.
Empreendedorismo de Startups
Modelo extremamente atual de empreendimento e que está crescendo vertiginosamente é o empreendedorismo das startups.
A base de negócio está em encontrar soluções práticas para problemas crônicos da sociedade e que possam ser resolvidos rapidamente.
O crescimento desses negócios é acima do normal, e são desenvolvidas para dar lucros em prazos curtos, até mesmo em poucos meses.
A base desse tipo de negócio está na criatividade e na inovação das soluções.
Um exemplo muito bom de startup é a prestação de serviços de transporte de passageiros Uber.
O empreendedor viu o problema social de dificuldade em encontrar formas rápidas e baratas de se locomover.
Desenvolveu o modelo de negócio, criou o aplicativo, arregimentou participantes e hoje a maioria das pessoas se locomove usando esse meio de transporte.
Serviços de entregas como Rappi, Ifood, também são startups.
O que é preciso para ser um Empreendedor?
Lembra que falei lá em cima que ninguém nasce empreendedor, é algo que vai se adquirindo ao longo do tempo?
Então! Veja abaixo as principais características que precisa desenvolver se quiser ser um empreendedor de sucesso.
1 – Metas / Objetivos / Sonhos
Segundo o Flávio Augusto da Geração de Valor, um empreendedor precisa ter metas, objetivos e sonhos.
Se você for uma pessoa que não possui uma meta específica para alcançar na vida, provavelmente não tem uma veia empreendedora muito forte.
O mais importante é que essa meta normalmente está ligada à resolução de problemas de um grande número de pessoas, ou algo que impacte a existência delas.
Assim, se você tem o sonho de um dia criar uma forma de moradia mais barata, com certeza tem um objetivo empreendedor.
2 – Capacidade para assumir riscos
Empreender é enfrentar obstáculos que os empresários comuns nunca saberão que existem.
Sabe o sonho da moradia mais barata?
Ele pode passar pelos interesses de grandes corporações e se tornar uma pedra no sapato de muita gente.
Se a sua veia for mesmo empreendedora, você dará forma para essa meta independente dos leões que precise enfrentar.
Aqui entra aquele famoso conceito do “sair da zona de conforto”.
Ainda segundo o Flávio, a estabilidade na forma como imaginamos, não existe, pois não temos controle de todas as coisas que estão à nossa volta.
3 – Trabalho duro
O empreendedor sabe que para realizar seu sonho ele precisará colocar a mão na massa e fazer acontecer.
Manter o foco na meta é primordial para ter sucesso, e praticar as ações que levarão aos resultados também.
Sem agir para fazer a coisa acontecer, não terá como impactar ou ajudar a resolver um problema social.
4 – Criatividade
É a base principal de um empreendedor.
Literalmente é necessário pensar na contramão do que as pessoas estão acostumadas, para encontrar soluções inovadoras.
Um exemplo bom e recente disso é do atual influenciador digital Rick Chester, que impactou milhares de pessoas com seu vídeo de 1 minuto ensinando vender água para ganhar dinheiro.
Dentro de uma sociedade onde a maioria dos jovens pensa em roubar, ou enganar os outros, ele humildemente mostrou que é possível vencer investindo apenas 10 reais (emprestados de um amigo).
Hoje ele tem um canal no youtube com milhares de inscritos e ajuda as pessoas a terem uma visão melhor do futuro.
5 – Persistência / Resiliência
A característica principal para quem deseja ser um empreendedor digital, como eu (vídeo: contei minha história excêntrica).
É preciso persistir e aprender com os erros, pois eles acontecerão e se você desistir, seu negócio e, principalmente sua liberdade, morrerão com a desistência.
Empreender para impactar a vida de outras pessoas requer estudo, profissionalismo e vontade de ter um padrão de vida completamente diferente da média da sociedade.
Sempre que algo errado acontecer tente tirar uma lição do ocorrido e levar em frente.
Espero que esse artigo tenha deixado você mais consciente do que é empreendedorismo, e como o marketing digital pode ajudar você a ser um empreendedor de sucesso!
Abs,
Junior.