Quer Saber Os 4 Passos Simples Para Ganhar Dinheiro Online?

Receba Gratuitamente o E-book + Vídeo Aulas Surpresas, No Seu E-mail!

Dados 100% Seguros.

Facebook Ads – O Que É e Como Usar?

Facebook Ads – O Que É e Como Usar?

Neste artigo você vai descobrir TUDO sobre uma ferramenta incrível, capaz de gerar tráfego em massa e múltiplas vendas! Facebook ADS…

O que é facebook ads? Facebook ads é o sistema de anúncios pagos dentro da rede social facebook, que serve, entre outras funções, para levar público qualificado para ofertas de produtos e serviços. 

Se você trabalha com marketing digital e mercado de afiliados já deve ter visto os resultados incríveis que alguns profissionais têm usando o sistema de anúncios do facebook. 

Esse tipo de estratégia está dentro das opções de tráfego pago, e mesmo que você não tenha como investir nisso agora, recomendo ler o artigo completo para saber mais sobre esse recurso de marketing. 

Curso GRATUITO

Coloque seu melhor e-mail abaixo e receba gratuitamente um Curso de Marketing Digital que vai te ajudar a vender como Afiliado na internet.

Dados 100% Seguros!

Tráfego Pago X Tráfego Orgânico 

SEO é sigla mais usada no Tráfego orgânico, já PPC significa “pagar por cliques” no Tráfego pago.

Antes de falar qualquer coisa sobre facebook ads é necessário explicar bem as diferenças sobre o tráfego pago e o tráfego orgânico, que é erroneamente descrito como gratuito

A maioria das pessoas que começa trabalhar como afiliado chega no mercado digital com uma necessidade de resultados rápidos. 

Nenhum problema quanto a isso, a única coisa que fica inversamente proporcional a essa necessidade é que somente tráfego orgânico não “vira” rapidamente, como as pessoas precisam. 

Ele é resultado de muito trabalho postando artigos no blog, fazendo vídeos no youtube, criando postagens nas redes sociais, e também uma otimização constante com as estratégias de SEO. 

Ou seja, se colocarmos na ponta do lápis o tempo que levamos para produzir todo esse conteúdo, e o tempo que leva para ter retorno, o tráfego orgânico é muito mais caro que o pago. 

Esse é o primeiro ponto que todo empreendedor digital PRECISA ter em mente. 

O que não é pago com dinheiro diretamente, é resultado de horas e horas de trabalho consistente e metódico. 

Se você está começando agora e não tem dinheiro para investir em tráfego pago, sem problemas, mas é importante saber que esse tipo de investimento pode fazer toda diferença no seu negócio.

E acabar trazendo o resultado mais rápido que você deseja/precisa. 

A principal diferença entre o tráfego pago e o orgânico é a qualidade do público que chega na sua oferta. 

Dificilmente uma pessoa clica em um anúncio sem ter interesse no assunto. 

Normalmente, as pessoas que clicam nos links do anúncio são público aquecido, que querem saber sobre o assunto, ou já estão prontas para fazer uma compra. 

No caso do tráfego orgânico isso já não acontece assim. 

Às vezes a pessoa, que está fazendo a pesquisa, ainda está no começo do processo de compra, ou seja, é um público frio que precisará ser trabalhado durante o funil de vendas. 

Ou seja, quando você faz um anúncio no facebook ads tem sua oferta mostrada apenas para o público que já tem interesse no assunto do seu anúncio. 

Porque utilizar o Facebook ads na sua estratégia de marketing

O Facebook Ads é uma das ferramentas mais utilizadas no tráfego pago.

Agora você deve estar se perguntando porque anunciar justamente no facebook, ainda mais agora que todo mundo aparentemente está migrando para o Instagram. 

A resposta para essa pergunta é simples: O Facebook ainda é a maior rede social do mundo e possui milhões de usuários ativos diariamente. 

O que isso tem haver com seu negócio? 

A questão é que, conforme as pessoas navegam e interagem dentro do face, sem querer vão deixando rastros de suas preferências que ficam arquivados nos algoritmos da plataforma. 

Com esses dados o facebook fica sabendo exatamente qual é o público que está interessado no seu produto/serviço. 

Assim, utilizando o sistema de segmentação de público que a ferramenta de anúncios oferece, você consegue definir exatamente QUEM SÃO as pessoas que você tem interesse em atingir. 

Partindo do princípio que, quanto mais segmentado o público, maior a chance de fazer vendas, essa ferramenta de anúncios é o local mais completo para criar sua oferta. 

Através de uma segmentação adequada de público, você consegue até mesmo encontrar as pessoas que curtiram uma determinada página que tem relação com seu nicho de mercado. 

Quando está navegando no facebook e aparece um anúncio patrocinado no seu feed, é porque faz parte do público que o anunciante segmentou. 

E, o facebook conseguiu incluir você nessa segmentação, devido à sua atividade dentro da plataforma, com suas curtidas em páginas, e compartilhamento de conteúdo. 

Como funciona o facebook ads para afiliados 

Antes de fazer um anúncio dentro do facebook é preciso saber que existem algumas restrições impostas pela rede social. 

Por exemplo, você não pode fazer anúncios utilizando imagens que tenham cunho erótico, ou que exponham partes do corpo das pessoas. 

Não pode usar frases/textos que sugiram discriminação de qualquer espécie. 

Também não pode fazer promessas que não tenham como ser cumpridas, pois isso é entendido como “enganar” o público, e essa prática não é aceita pelo facebook. 

Antes de fazer seus anúncios recomendo ler toda política do face, assim não correrá risco de ter sua conta banida por um erro bobo. 

A primeira coisa que precisa ter para usar o facebook ads é possuir uma conta e uma página na plataforma. 

Todos os anúncios são feitos a partir de uma página, por exemplo, se eu fizer um anúncio no face, ele mostrará como anunciante a página que eu usei e não meu perfil como pessoa física. 

Depois disso é preciso entrar no gerenciador de anúncios e a partir daí seguir e preencher os campos conforme vão se apresentando, num processo bem intuitivo. 

Curso GRATUITO

Coloque seu melhor e-mail abaixo e receba gratuitamente um Curso de Marketing Digital que vai te ajudar a vender como Afiliado na internet.

Dados 100% Seguros!

Vários tipos de anúncios para cada finalidade

Painel de uma das minhas contas no Facebook Ads.

Quando pensar em fazer um anúncio, saiba que é possível escolher vários tipos de objetivos.

Dá para anunciar diretamente para uma página de produto, para aumentar as curtidas na página, para capturar leads e também para levar tráfego para o blog. 

Defina exatamente qual é o objetivo que deseja alcançar, porque assim não conseguirá otimizar o rendimento do seu investimento. 

Os objetivos de campanha mais utilizados no Face Ads são: Tráfego e Conversões.

Facebook ads – Não é preciso investir muito logo de cara

Você pode começar investindo o quanto quiser no Facebook Ads.

Uma das principais preocupações que eu vejo nas pessoas, quando falamos de tráfego pago, é o QUANTO precisam investir. 

Sabia que dá para veicular um anúncio no face para durar apenas um dia e gastar R$ 1,00 (um real)? 

Isso mesmo! Você define quanto gastará com seu anúncio, podendo definir um valor diário ou um montante global. 

Recomendo que comece no mínimo com R$ 500,00 para testar e otimizar suas campanhas…

No valor diário você define até quanto quer gastar por dia, e o facebook fará a veiculação do seu anúncio dentro desse orçamento. 

Também poderá definir um valor total para a campanha, independente do tempo que ela durará. 

Por isso é possível gastar pouco fazendo testes, e quando encontrar um anúncio que dê mais resultado, investir um pouco mais nesse para escalar os resultados. 

Elementos essenciais do seu anúncio 

Exemplo de Anúncio no Facebook.

Para criar um anúncio que desperte o interesse do público é preciso colocar alguns elementos essenciais:

1 – Imagem 

Nenhum anúncio tem bom resultado sem uma imagem bonita, que tenha haver com o assunto e que desperte a curiosidade do público. 

Opte por imagens que contrastem com o feed do face (cores quentes costumam dar bons cliques), e que estejam dentro dos padrões que a plataforma exige. 

2 – Texto 

Existem 3 lugares para colocar texto quando se cria um anúncio: 

Headline 

É o cabeçalho do seu anúncio, o texto que aparecerá logo abaixo da imagem. 

Ele precisa conter gatilhos mentais certeiros, tocando na dor do público para que ele tenha interesse em clicar e saber mais. 

Corpo do texto 

Pode-se dizer que é um resumo do que está sendo oferecido no texto principal.

Aqui você faz uma pequena explicação, gerando curiosidade, para que as pessoas se interessem e queiram clicar. 

Descrição

A descrição contém poucos caracteres, e é onde você precisa usar gatilhos mais poderosos, seja bastante criativo. 

3 – CTA – Chamada para ação 

Todo público precisa saber o que deve fazer depois de ler um anúncio. 

O facebook oferece a possibilidade de usar um botão, indicando a ação que você deseja que o público faça depois de ler seu conteúdo. 

Assim você pode pedir para as pessoas se cadastrarem na sua lista, assistirem um vídeo, baixar algum conteúdo gratuito, ou ainda o botão “saiba mais”, que poderá levar para um artigo, ou outro tipo de conteúdo. 

Use uma CTA condizente com o que você deseja que as pessoas façam, assim não correrá risco de perder público por falta de instruções corretas. 

Posicionamento de Anúncio no Facebook Ads

Você pode anunciar no próprio Facebook, Messenger e também no Instagram, tudo utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook.

Vamos focar somente no Facebook, atualmente existem 3 Tipos de posicionamento muito utilizados:

  • No Feed de Notícias: o melhor! Segundo métricas esse tipo de anúncio é um dos que mais convertem. Por se parecer muito como um post comum, chama atenção e gera cliques.
  • Na Coluna da Direita: fica do lado direito, perto do bate papo do facebook.
  • Nos Stories: enquanto você assiste stories dos amigos, pode aparecer anúncios por lá também.
  • Posicionamentos avançados: opções para anunciar é o que não falta! Você pode explorar vários outros lugares para anunciar no facebook. Mas os três anteriores são os mais utilizados.

Facebook ads – Acompanhe os resultados 

Sempre acompanhe TODAS as métricas dos seus anúncios no Facebook, a cada 7 dias.

Uma coisa que você nunca pode fazer é deixar de medir os resultados dos anúncios veiculados.

Isso é um erro, pois assim você não fica sabendo se seu anúncio está mesmo surtindo o efeito que deseja. 

Use e abuse das métricas completas que o face oferece através dos gráficos e informações da interação do público com seu anúncio. 

É analisando esses dados que você saberá se o tipo de anúncio está correto, se o direcionamento foi efetivo, e tudo relativo ao desempenho da campanha. 

Através do pixel do facebook você consegue saber se o público definido é o correto, e a partir daí escalar a campanha já investindo no que está dando resultado. 

Lembre-se: 

  • Para não ter contas banidas leia a política de anúncios do Face.
  • Para não perder dinheiro, faça primeiro alguns testes e depois aumente o investimento apenas no que deu resultado.
  • Segmente o público o máximo que conseguir, para se dirigir às pessoas que realmente estão interessadas no seu produto/serviço/conteúdo.

Se quiser aprender Facebook ADS passo a passo para explodir suas vendas, recomendo ➙ este conteúdo!

Desejo que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que é facebook ads e como funciona, e que possa fazer ótimas campanhas daqui para frente. 

Abs,

Junior.

Comentários

Sobre o Autor

Junior Vieira
Junior Vieira

Conheci o Empreendedorismo Digital quando não havia mais esperanças, estava cansado e infeliz com meu trabalho. Resolvi mudar e hoje tenho meu Negocio Online. Se você deseja mudar também, vamos juntos!