Afiliado Digital – Como Ter Sucesso no Marketing de Afiliados?
Você sabe o que é um afiliado digital e como essa profissão está sendo cotada para ser a mais rentável em um futuro bem próximo?
Se chegou até esse artigo é porque está querendo saber mais sobre o mercado de afiliados, e lendo esse texto completo, tenho certeza conseguirá sanar todas suas dúvidas.
Como você viu acima eu chamei o trabalho de afiliado de profissão, porque a cada dia que passa, mais esse mercado está se tornando profissional.
A boa notícia sobre isso é que as pessoas que não procurarem fazer um curso, ou não se aperfeiçoarem ficarão para trás, e com isso haverá menos concorrência.
Mas, por outro lado, com todos os afiliados se tornando mais sérios, a concorrência será acirrada e, para sair na frente, será preciso se destacar dentro do nicho de mercado.
O que é um Afiliado digital
Trata-se da pessoa que vende produtos através de meios digitais como blogs, vídeos, postagens nas redes sociais, etc.
Muitos confundem esse profissional com um vendedor, mas na verdade, o afiliado é um solucionador de problemas.
Você deve estar pensando: “Como assim, solucionador de problemas?”.
A base do trabalho do afiliado é a necessidade de um determinado público.
Conforme ele vai conhecendo esse público, seus problemas e seus desejos, é capaz de procurar produtos que atendam essa necessidade.
É por isso, que um afiliado digital não é apenas um vendedor, ele é um intermediário entre a solução e quem precisa dela.
Como funciona o trabalho dentro do marketing de afiliados?
Basicamente, para trabalhar como afiliado é preciso se afiliar a produtos, que podem ser digitais ou físicos, promover e fazer vendas.
A remuneração do afiliado é feita através das comissões pelas vendas que são realizadas através de sua indicação.
Para promover os produtos é preciso ter uma estrutura que consiste em blog, canal no youtube, redes sociais, e-mail marketing, dependendo da forma como o afiliado decidir trabalhar.
Principais ferramentas utilizadas pelo afiliado digital
Como eu falei acima, o afiliado utiliza vários meios para promover os produtos e ganhar comissões.
Mas, para que isso tudo funcione a contento, é preciso usar algumas ferramentas específicas para esse trabalho.
Então, em algum momento do negócio será necessário contratar uma hospedagem para o domínio do blog, um serviço de autoresponder para o e-mail marketing e alguns plugins que facilitam muito o serviço.
É importante salientar que apesar de ser um trabalho feito online, existem muitas coisas para fazer e por isso quanto mais automação melhor.
Infelizmente, não existem ganhos fáceis como alguns falsos gurus pregam, é colocar a mão na massa, ou não haverão resultados.
Melhores programas de afiliados
Para ganhar comissões é preciso estar cadastrado em uma plataforma digital e usar os links que são gerados lá dentro, para cada produto.
Isso é necessário, pois nesses links está o cookie que distingue um afiliado do outro e mostra para a plataforma quem fez a venda, e portanto, quem ganhará a comissão.
Por exemplo, o curso Fórmula Negocio Online, do Alex Vargas, possui milhares de afiliados.
Seria impossível para ele saber de quem é a comissão se não houvesse o sistema de cookies da Hotmart, a plataforma onde está o curso.
Assim, as plataformas de afiliados são fundamentais para fazer o pagamento do produtor e dos afiliados corretamente.
Os 3 melhores programas de afiliados são: Hotmart, Eduzz e Monetizze, sendo que na Monetizze é possível promover produtos físicos também.
Além desses, existem programa de Afiliados de marcas famosas… Como: Amazon afiliados, Uol Afiliados, Rakuten, Lomadee (com empresas famosas, Casas Bahia, Ricardo Eletro), Netshoes e muitas outras!!
Opções é o que não falta para o Afiliado Digital ganhar dinheiro na internet 🙂
Que tipo de produtos um afiliado digital vende?
Logo que o mercado de afiliados começou despontar no Brasil, os primeiros produtos disponíveis eram apenas os digitais (e-books, cursos online, ferramentas).
Havia o mercado de CPA (custo por ação) em plataformas que vendiam produtos físicos como suplementos e compostos naturais, mas o pagamento era bem inferior às comissões dos produtos digitais.
Hoje os afiliados possuem várias plataformas diferenciadas para trabalhar, podendo vender produtos físicos e digitais também.
Com o aumento da popularidade dos suplementos vitamínicos para problemas específicos, as comissões se tornaram até melhores que dos produtos digitais, em alguns casos.
Assim, existem afiliados faturando alto com o nicho adulto (também chamado black), por causa do apelo que existe para os produtos desse mercado.
Basicamente, onde houver a chance de vender um produto e ganhar comissão, o afiliado que souber trabalhar terá sucesso financeiro.
Como ter sucesso no marketing de afiliados?
A primeira coisa que recomendo para todo mundo que quer ser afiliado fazer é um curso de marketing digital.
Vi bem a diferença de quando eu tentava trabalhar sem ter o conhecimento que tenho hoje depois que fiz o Fórmula Negócio Online.
Como falei lá no começo do texto, hoje em dia quem não se profissionalizar correrá o risco de ver seu negócio afundar.
Depois de fazer o curso, recomendo aplicar tudo que aprendeu passo a passo, pois muitos fracassam justamente por não aplicarem os ensinamentos do curso.
Uma coisa que eu preciso dizer é que não existe um pulo do gato, nem uma forma mágica para ganhar dinheiro sem trabalhar.
Então, o quanto antes você montar sua estrutura e começar a pôr a mão na massa, mais cedo colherá resultados ótimos.
Ser um empreendedor digital é, atualmente, a melhor maneira de criar liberdade financeira e ter muita qualidade de vida.
Abs e tamo junto!!
Jnr 😉