Email Marketing: Como Ganhar Dinheiro Enviando Emails (GRÁTIS)
O email marketing, diferente do que andam falando por aí, não morreu e precisa fazer parte da sua estratégia de negócio.
Se você está trabalhando como afiliado e precisa dar uma alavancada nas vendas, recomendo fortemente que crie uma estrutura automatizada de email marketing.
Muitas pessoas acham que essa estratégia não funciona mais, porque as pessoas tendem a não abrir as mensagens.
Isso não é verdade, inclusive eu mesmo vendo muito através do e-mail, e assim como eu, muitos top players do mercado também fazem isso.
Outro mito que cerca a estratégia é o fato das plataformas de e-mail serem caras, e é por isso que nesse artigo eu vou ensinar como montar uma estrutura gratuita.
Se você está começando agora, precisa começar já a montar sua lista, e fazer sua sequência de e-mails, para poder vender com recorrência.
Porque é Importante Usar Email Marketing no seu Negócio?
A primeira coisa que você precisa pensar sobre marketing digital é que ele é um conjunto de estratégias, que quando estão alinhadas, deixam seu negócio em piloto automático.
Veja, para vender todos os dias é preciso estar presente nas redes sociais, produzir muito conteúdo gratuito, e ainda divulgar todo esse conteúdo para o público.
Quando você tem uma lista de e-mails, praticamente já tem um público certo para divulgar seu conteúdo e, consequentemente fazer vendas para essas pessoas.
Uma das melhores coisas sobre o email marketing é que ele é um domínio seu.
Ninguém poderá dizer o que você vai, ou não, falar na sua lista.
Não é preciso obedecer às regras de uma plataforma, e você não precisa ficar torcendo para seu público receber a divulgação, pois tem como saber se o e-mail foi entregue, ou não.
A primeira coisa que eu ouvi falar quando comecei no marketing digital foi: “O dinheiro está na lista”.
E isso é verdade, pois se você tiver um público realmente engajado e uma oferta irresistível, dificilmente não conseguirá vender para essas pessoas.
Outro ponto muito importante do email marketing é que você pode produzir um conteúdo personalizado, baseado em pesquisas feitas com seu público.
Por exemplo, de tempos em tempos você pode fazer uma enquete por e-mail perguntando o que as pessoas gostariam de saber/aprender.
Criar esses conteúdos deixará você ainda mais próximo do público, criando uma autoridade praticamente instantânea.
E, por último, mas não menos importante, é o fato da lista de e-mail ser sua.
Mesmo que as redes sociais caiam, que o Youtube feche, você sempre terá o contato dessas pessoas, então comece agora mesmo fazer sua lista.
Vender com Email Marketing – 3 pontos Básicos Definidos
Antes de partir para o passo a passo propriamente dito, preciso falar de 3 coisas básicas que você precisa ter antes de começar a trabalhar com os e-mails.
1 – Nicho de Mercado
Não dá para montar uma lista de e-mail sem um nicho de mercado definido.
É a partir da definição do nicho que você criará sua isca digital e também escolherá o produto para promover para o público.
Se você ainda não escolheu um nicho para trabalhar, recomendo fazer meu curso gratuito, onde aprenderá como encontrar um nicho lucrativo.
É importante que você escolha um nicho rentável, mas que também seja um assunto que goste, ou deseje aprender, para facilitar na hora de criar conteúdo.
2 – Produto (até 297,00)
Depois de escolher o nicho de mercado é preciso escolher um bom produto para promover.
Para vender bem, um produto precisa resolver um problema bem forte do público.
É importante promover algo que seja bem relevante dentro do nicho, e que tenha características para se sobressair da concorrência.
Para começar, escolha algo que não seja mais caro que R$ 297,00, pois assim ficará mais fácil de oferecer um produto de ticket médio, do que um de ticket alto.
Muita gente pensa sempre em promover o mais caro por causa das comissões, mas é melhor receber várias vezes uma comissão menor do que demorar muito para receber uma comissão grande.
Sem falar, que dependendo do nicho, é muito mais fácil convencer as pessoas a comprarem um produto de ticket médio.
3 – Isca Digital
É aqui que está o segredo do email marketing.
Quando você cria uma isca irresistível, as pessoas se cadastram para receber, e continuam, cadastradas para ver o resto do conteúdo.
A isca pode ser um e-book, uma aula em vídeo com assunto importante dentro do nicho, uma sequência de tutoriais, um podcast, um infográfico inédito e qualquer formato que seja fácil de criar e que tenha apelo para o público.
Essa isca será completamente gratuita, as pessoas “pagarão” colocando o endereço de e-mail para baixar.
De todos os formatos que existem para isca, o e-book ainda é o mais aceito, e é bem fácil de criar um. Se quiser aprender como Criar um Ebook 100% grátis, clique aqui.
Agora que você já tem esses três itens concluídos, é hora de começar a montar a estrutura de email marketing gratuita.
Email Marketing – 7 passos para Montar Sua Estrutura Grátis!
1 – Hospedar a isca digital
A primeira coisa a fazer é hospedar sua isca digital, para que as pessoas tenham um local para baixar o que está oferecendo.
No caso de ebook, ele precisa estar em PDF para que as pessoas consigam abrir e ler utilizando o ADOBE que é um software padrão gratuito.
Esse software permite que as pessoas abram seu Ebook em qualquer dispositivo.
Seja lá onde for que você crie seu e-book ele precisará ser convertido em PDF.
As versões mais atualizadas do Office (word, power point) já possuem o PDF dentro da opção “salvar como”, assim depois que fizer o documento basta salvar como PDF.
Se você não tem um office mais atual, poderá entrar no Google e pesquisar “como converter em PDF” e encontrará muitos sites que fazem isso rapidamente e sem custo.
Uma dúvida muito grande que as pessoas tem é a quantidade de páginas do e-book.
O que realmente importa na isca digital não é o tamanho, mas sim a qualidade da informação.
Se você passar uma informação realmente relevante, seu e-book pode ter apenas 5 páginas que as pessoas se interessarão.
Pense na qualidade da informação e não na quantidade de páginas. Dê dicas rápidas e, se possível, inéditas.
Finalmente, para hospedar sua isca digital usaremos o WordPress gratuito (WordPress.com).
Crie um site gratuito. Não esqueça de guardar os dados que usou para criar a conta, assim não terá problemas com esquecimento de senha, ou usuário.
Crie um blog seguindo o que as telas vão pedindo, completando as informações e escolhendo a versão gratuita para começar seu projeto.
É importante confirmar seu endereço de e-mail (será solicitado fazer isso).
Depois de fazer essa confirmação, você precisa também deixar seu blog “público”.
Para colocar seu e-book dentro do seu blog gratuito, basta clicar em “mídia”, e depois “adicionar mídia”, encontrar seu e-book que está salvo no computador e pronto.
Faça uma cópia url que foi gerada com seu e-book, será esse link que você passará para as pessoas baixarem sua isca, guarde esse endereço cuidadosamente.
2 – Criando Conta na Plataforma de Automação
Para fazer uma estrutura gratuita usaremos a Benchmark que é uma plataforma de Email Marketing 100% gratuita.
Assim que você começar a fazer vendas recomendo que faça uma conta na Leadlovers, que é a melhor plataforma de automação de e-mail da atualidade.
Entrando na Benchmark você verá que poderá ter contatos ilimitados, ou seja, mil, 2 mil, 5 mil leads cadastradas.
Outras plataformas tem esse número limitado, e começam a cobrar quando você ultrapassa esse valor.
Imagine as possibilidades de uma lista com mil, 2 mil pessoas. Fazendo uma sequência de e-mails correta, as vendas serão apenas uma consequência.
Nesse plano gratuito da Benchmark você consegue enviar até 250 e-mails por mês.
Caso você ultrapasse esse limite e ainda não possa pagar uma ferramenta profissional, poderá copiar sua lista de e-mails e fazer o envio utilizando o gmail mesmo.
Clicando para começar sua conta gratuita, vá completando os campos do formulário de cadastro conforme forem se apresentando.
Sempre deixe sua senha e login anotados em um bloco de notas, para não correr risco de não conseguir entrar na conta posteriormente.
Faça a confirmação do e-mail que usou para fazer o cadastro (recomendo sempre usar o gmail quando for gratuito).
3 – Criação da Página de Captura
A coisa mais importante da estratégia de email marketing é o contato que você fará com o público.
No caso, a página de captura, que é onde você mostrará sua isca e o que ela entrega de valor para o público.
Dentro do próprio Benchmark você cria a página de captura, ele tem modelos de páginas incríveis, e é muito fácil de criar.
É importante que você tenha uma capa 3D do seu e-book, clique aqui para acessar minha aula gratuita onde ensino
Também será necessário criar um “optin”, que é onde estará a opção automática para fazer a entrega da sua isca digital.
Dentro da Benchmark clique em criar novo formulário e utilize a opção “formulário incorporado” (primeira opção).
Vá completando as informações que os campos solicitam. No “criar nova lista”, você pode dar o nome que desejar.
Agora é a hora de criar o layout da página de captura.
Os pontos essenciais são:
Headline: É o cabeçalho da sua página. É importante utilizar termos que chamem atenção, e que mostrem o que você está oferecendo com clareza (não deixe de afirmar que o conteúdo é gratuito).
Capa: Depois da Headline é importante colocar a imagem contendo a capa 3D do ebook (esse formato dará a impressão que se trata mesmo de um livro e deixará o público com uma imagem mental que afirma a oferta).
Formulário: Recomendo que você peça apenas o endereço de e-mail realmente. Fiz vários testes que mostraram que solicitar outras informações pode fazer a pessoa desistir de se cadastrar.
Botão: Edite o botão e crie uma frase que indique claramente que é necessário clicar para poder se cadastrar e baixar a isca.
4 – Criação da Página de Obrigado
Para criar sua página de agradecimento pelo cadastro, vamos utilizar aquela conta gratuita do WordPress que criamos anteriormente.
Entre na sua conta, clique em “página” e depois em “adicionar nova página” para começar a criação.
Utilize o script abaixo para criar a sua (adapte para o nicho de mercado que está trabalhando):
PRONTO! (título da página)
Já enviei o conteúdo para o seu e-mail, chegará em até 5 minutos, enquanto isso dê uma olhada no vídeo abaixo. (texto da descrição)
É “adjetivo” (uma palavra que mostre como a informação do vídeo é sensacional, insana, surreal, incrível, etc), o que você vai aprender.
Frase de impacto do nicho (aqui você reforça porque a pessoa precisa mesmo assistir ao vídeo).
Insira o vídeo de vendas do produto que você está promovendo.
Para fazer isso entre na plataforma onde está o produto que escolheu, e entre na página de vendas do produto, clique no vídeo da página de vendas usando o botão direito e copie o link do vídeo.
Caso o vídeo de vendas não esteja disponível sugiro que entre em contato com o produtor (ou gerente de afiliados) e peça para disponibilizar, explicando que usará em sua estratégia de Funil de email marketing.
Crie um botão para que o público possa clicar e ser redirecionado para a página de vendas.
Sua Página de Obrigado precisa estar parecida com esta aqui.
Utilize o link de afiliado que estará dentro dos links na plataforma de afiliados.
É importante fazer o rastreamento desse link, pois assim você saberá que as vendas estão vindo da sua lista.
Copie a url da sua página de obrigado e cole no bloco de notas.
5 – Configuração do Optin
De volta ao Benchmark será necessário configurar seu optin.
Para fazer isso, entre em sua conta e clique na opção “configuração de optin”.
Deixe a confirmação dupla clicada (a pessoa terá que confirmar que quer se cadastrar na lista).
Escolha um nome que aparecerá como “remetente” para o público.
É importante colocar algo que pareça profissional, evitando colocar nome do produto, ou de empresa.
O e-mail do remetente será aquele que você usou para criar a conta dentro do Benchmark.
No campo assunto do e-mail use um termo mostrando para a pessoa que ela está recebendo o e-book.
Faça um texto de pessoa para pessoa, para que o público sinta-se acolhido e que está mesmo falando com alguém e não com um robô.
Indique o link para a pessoa baixar o e-book.
No “link de confirmação” coloque um texto mostrando que a pessoa precisa clicar para baixar.
Crie uma assinatura para o e-mail.
No item configurações da página é onde o processo será automatizado.
Página de obrigado: Deixe personalizada e coloque a url da página de obrigado que criou no WordPress.
Página de confirmação de inscrição: Deixe personalizada e coloque a url que foi criada quando você hospedou o e-book no WordPress.
Email Marketing grátis! Configurando tudo na Prática:
6 – Divulgação da Página de Captura
Sua estratégia de email marketing só vai funcionar depois que você divulgar sua oferta.
Utilize todos os canais onde você tem tráfego, Youtube, blog, Instagram, e demais redes sociais que você tenha conta e público interessado na sua oferta.
Sem dúvida esse é o passo mais importante, pois quanto mais pessoas acessarem sua oferta, mais chances de vender você terá.
7 – Campanhas de Vendas
As campanhas de vendas são sequências contendo de 4 a 8 e-mails e que gradualmente vão oferecer seu produto de maneira automática.
Essas sequências serão criadas dentro do Benchmark.
É importante que seus e-mails não tenham apenas oferta direta, mas sim crie um conteúdo onde seu produto possa ser inserido naturalmente.
Você pode falar de um problema específico que o produto resolve, ou ainda explorar alguma dor que o público tenha e, no final, indicar o produto como solução.
Aqui a melhor forma é criar ciclos de promoção, que consiste em enviar uma sequência de e-mails com a oferta, uma pausa com e-mails apenas de conteúdo, e depois uma nova oferta abordada por um outro ângulo (para quem não comprou na primeira sequência).
Se quiser aprender como Criar Sequências de Emails, extremamente persuasivas clique aqui (aula youtube).
Email Marketing, o Dinheiro Está na Lista!
Como você viu, a estrutura permitirá que você comece sua lista do zero.
No começo a captura será de um lead por dia, mas conforme seu tráfego for aumentando, isso será escalado automaticamente.
O bom do email marketing é que você automatiza o processo, assim conseguirá fazer vendas até se estiver passeando no final de semana.
Com o tempo conseguirá capturar dezenas, centenas e até milhares de novos leads por dia, e aí as vendas serão recorrentes e consistentes.
Desejo que esse artigo possa ajudar a montar uma estrutura de email marketing grátis, e que sua lista traga muito dinheiro e sucesso para seu negócio!